quarta-feira, 24 de setembro de 2008

EDUCAÇÃO E A CULTURA DA INFORMÁTICA

Colegas, leiam esse texto de Porfirio Amarilla na íntegra no site: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php?option=com_content&task=view&id=44&Itemid=48

Com a característica de ser “amigável”, a informática procura minimizar e facilitar as ações humanas. Hoje, ela ocupa espaço no universo do homem comum, acrescentando-lhe às suas necessidades um novo conjunto de conceitos e símbolos. Quase que obrigatoriamente, a informática passa a ser um elemento essencial para a ação humana. Sob este prisma, este ensaio procura analisar, segundo os conceitos da Filosofia da Educação, considerando-se o contexto do avanço tecnológico e da práxis humana, as relações que esse novo universo de símbolos apresenta para a formação e ação do homem contemporâneo. Visa trazer, ainda, para a pesquisa na Filosofia da Educação a questão da informática. Sua proposta não é avaliar a “utilidade” da informática na educação, mas procurar explicitar os conceitos fundamentais da cultura da informática e suas relações com a práxis e a educação. Seu papel principal é procurar colaborar com subsídios de novos elementos ao educador, propondo-lhe uma reflexão filosófica sobre os aspectos e as problemáticas da formação humana diante dessa nova tecnologia.

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